domingo, 8 de abril de 2012

Resenha: Qual seu número? - Karyn Bosnak


N° de páginas: 414
Capa do livro: 3/5
Livro: 4/5


"Por experiência própria, posso dizer que acredito que o e-mail faz os relacionamentos progredirem em uma velocidade alucinante. Como as pessoas estão somente digitando palavras em um computador, elas não são tão defensivas como normalmente em relação a seus sentimentos, e geralmente acabam revelando coisas demais sobre si mesmas, em um espaço muito curto de tempo. Meu relacionamento com Kyle no mundo da internet era sólido e intenso, mas nosso relacionamento no mundo real era praticamente inexistente. Eu sabia muitas coisas sobre ele, mas, ao mesmo tempo, não sabia nada."

"
- Não sei por que ela ainda está aqui. A maioria das pessoas brinca com ela, mas ninguém assume o compromisso. - "Várias pessoas brincam com ela, mas ninguém assume o compromisso?" Novamente, eu digo a ela por telepatia que entendo como ela se sente. Quando pisca os olhinhos para mim de novo, sinto como se estivesse me olhando no espelho. Se houvesse um universo paralelo habitado por cachorros, então essa pequena yorkshire seria uma versão de mim."

"- Um homem muito sábio me disse, uma certa vez, que se você vai pensar sobre o seu passado, em vez de pensar nas razões pelas quais você não deveria ter feito o que fez, é melhor pensar nas razões pelas quais você fez o que fez. Acho que, desde que você tenha aprendido qualquer lição que precise ser aprendida e saiu da situação como uma pessoa melhor, então não faz sentido se arrepender. E é por isso que eu não me arrependo."

O que você gostaria em um chick-lit? Uma história engraçada e uma protagonista cativante? Um carinha sexy dono de um humor maravilhoso? E um enrendo criativo e personagens descontraídos? Então, você PRECISA ler Qual o seu número?
Devo informá-los que depois de experiências com Becky Bloom e Melancia, eu pensei não ter paciência para livros desse gênero, mas, como eu adorei a sinopse de Qual seu número?, resolvi arriscar e sinceramente? Apesar das dificuldades para engatar a leitura, que bom que arrisquei.

Delilah Darling está desempregada, sofre pressão de sua família por ser a filha ''mais velha e solteirona'', quando sua irmã mais nova está para se casar. É viciada em Lionel Richie e mais recentemente, passou a se auto definir uma mulher fácil.

Após ler em um jornal que a média de homens que uma mulher já se relacionou na vida é de 10.5, Delilah, aluga um carro, compra apetrechos de espionagem e contrata seu vizinho lindo/fofo/sexy para ajudá-la a encontrar seus 20 ex namorados, pois um deles será o cara ideal, o homem de seus sonhos e dessa forma, seu número não irá aumentar. Acontece que achá-los é a parte mais simples da missão de Delilah, se aproximar deles é o grande obstáculo. Nossa querida personagem viverá as mais diversas situações em busca do ''ex de sua vida'' e durante seu percurso quem mais se diverte somos nós, os leitores.

Quem me acompanha no skoob, sabe que eu costumo fazer Histórico de Leitura e provavelmente viram o dilema que tive com esse livro. A história simplesmente não engatava, eu já estava perdendo as esperanças. Mas, sendo perseverante e vencendo o tédio, cheguei ao capítulo 4 e a partir daí, eu não resisti ao livro e continuei com a leitura até o fim.
Qual o seu número? é MUITO engraçado, do tipo que você dá gargalhadas. Delilah é a protagonista mais sem noção que eu já vi, ela é tão natural em suas atitudes que acaba sendo ingênua. A partir do momento em que ela colocou na cabeça que iria atrás de seus ex's, ela simplesmente apostou todas as suas fichas na aventura. Ela se mete em cada confusão... queria contar algumas para vocês, mas seriam spoilers, desculpa gente.

Eu fiquei impressionada com a criatividade da autora, imaginei que seria bem difícil ela desenvolver a história em cima de tantos personagens e que ao longo da leitura eu fosse encontrar várias pontas soltas, mas felizmente, isso não aconteceu. Karyn sabia o que estava fazendo. Uma outra coisa que gostei bastante, é que a cada novo capítulo temos um mapa, mostrando o caminho percorrido por Delilah, o nome do ex que ela procurando e também as características dele, assim como as folhas em que ela listou o nome de cada um deles. Me ajudou bastante, evitou que eu me perdesse na história (sério pessoal, são muitos personagens).

E como todo YA que se preze, temos o homem charmoso que é sempre (SEMPRE) muito amor. Colin Brody não poderia ser diferente. Ele faz o tipo vagabundo mais atencioso do mundo. Achei tão bonitinha a sintonia entre ele e Delilah, a autora criou a relação deles tão bem, que somos capazes de sentir a química entre os dois (cap 15, shiiiu).

- Quer dizer que você não está namorando? - eu pergunto, duvidando dele.
Colin balança a cabeça. - Não. Tenho uma amiga, mas ela não é minha namorada, e o que havia entre a gente acabou.
- E por que acabou? - eu pergunto, curiosa.
Ele pensa na minha pergunta. - Não é que eu tenha uma lista ou coisa assim. Eu simplesmente ainda não encontrei aquela pessoa especial, alguém que me faça querer segurar um aparelho de som embaixo da sua janela. Ainda não aconteceu.
Um aparelho de som embaixo da janela?
- Assim como Lloyd Dobler fez em Digam o que quiserem?
Colin faz que sim com a cabeça, sorrindo. - Isso mesmo.
- Eu adoro esse filme.
- É um dos melhores que já vi.

Eu marquei vários quotes no livro, estou com muita vontade de mostrá-los aqui, mas sou forte e não farei nada disso rs. Delilah é simplesmente demais e para nossa alegria, não é do tipo que faz uma burrada atrás da outra com o cara certo, como muitas protagonistas que vemos por aí.

Gostei bastante do livro, adorei a narração, o tema e achei a diagramação muito boa (agradeço à tradutora pelas notas no rodapé), mas dei 4 estrelas (que significa um Muito Bom) e não 5. Motivos: O tempo que eu demorei para levar a leitura adiante.
Sei que não é particularmente culpa do livro, mas foi algo que considerei e isso lhe rendeu a perda de uma estrela, mas fora isso, o livro é muito legal. Quem curte chick lit (e quem não curte também) irá adorar Qual seu número?.
Super recomendado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário