quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Resenha: O diário de Zama, do autor Tiago de Melo Andrade


N° de páginas: 111
Capa do Livro: 4/5
Livro: 3/5







Sinopse: Dr. Zama está encarregado de uma expedição ao Pólo Sul, ele e sua equipe devem ser os primeiros a filmar a região em cores. Estão sendo financiados por uma recém-inaugurada rede de TV britânica. Voltando ao Brasil, onde o dirigível está sendo construído, Zama é sutilmente ameaçado pelo presidente da época, Getúlio Vargas, de traição à pátria e para evitar problemas teria que mudar os rumos da viagem e organizar uma excursão à intocada Floresta Amazônica (a história se passa em 1952). Preocupado, Zama entra num acordo com os ingleses, que também ficaram interessados nas imagens da floresta e junto com Adam, Carlos e Altair segue em rumo às desconhecidas terras da Amazônia.

O diário de Zama é um livro infanto-juvenil em que o autor, de uma maneira descontraída, faz uma crítica à maneira como cuidamos de nossos patrimônios naturais. Tiago nos faz refletir sobre a sorte que temos de morar num país onde tudo que se planta, brota e onde há abundância de água e belezas naturais. É um tema bem legal de ser abordado, principalmente entre as crianças, porque elas são os futuros adultos que poderão melhorar nosso planeta e nossa sociedade.
Gostei bastante da história, fiquei surpreendida com o que acontece na Floresta, pois imaginei que eles iriam se perder e descobrir mistérios do lugar, mas, eu estava totalmente enganada rs. Não sei se devo falar o que aconte ... ah, acho que não tem problema .. eles foram parar em outra dimensão. Pronto, só digo isso rs.
Eu li o livro numa manhã, acho que levei duas horas para terminar, é muito fininho e gostoso de ler. Enquanto eu lia acabei me esquecendo que o livro é para um público bem mais jovem, então fiquei chateada com a rapidez em que as coisas foram acontecendo, não eram dados muitos detalhes, o autor foi bem direto, por isso dei 3 estrelas para a história.
Sei que sou má, mas creio que umas páginas a mais não fariam mal a nenhuma criança preguiçosa rs. E outra, o final é legal, me senti uma bobinha quando li a página 111, voltei a ter 10 anos e quase falo em voz alta "mãe, achei o diário". Tô brincando, gente rs.
Quanto a capa, eu gostei, achei bem bolada, tem um aspecto envelhecido e uma aparência de estar se degenerando com o passar do tempo e a diagramação do livro tem uma fonte incomum e uns desenhos explicando os mapas, a planta de determinados lugares e também do dirigível.
Quem curte leituras do tipo deve conferir.

Um beijo pessoal ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário